No dia 17 de maio, 3.ª feira, os alunos das turmas do 9.º A e 9.º B realizaram uma visita de estudo à cidade do Porto, acompanhados pelas docentes Berta Fernandes, Teresa Gouveia e João Carrilho. Esta atividade foi realizada em articulação com os conteúdos das disciplinas de Ciências Naturais e História e ainda em parceria com o Programa Ecoescolas.
Na parte da manhã, fizeram o cruzeiro das seis Pontes num típico barco Rabelo que eram os barcos originalmente usados para transportar as pipas de vinho do Porto desde a região do Douro até Vila Nova de Gaia e Porto. Neste cruzeiro, puderam desfrutar da beleza natural das margens do rio Douro, desde o cais da Ribeira até ao Freixo, a montante e até à Foz do Douro, a jusante. Observaram as pontes: Luís I, construída em 1886; Maria Pia, construída entre janeiro de 1876 e 4 de novembro de 1877 pela empresa de Gustave Eiffel; São João, construída em 1991, para substituir a Ponte Maria Pia; Arrábida que tinha à data da construção o maior arco do mundo em betão armado; Freixo que é considerada a ponte mais a montante do rio, na cidade do Porto; Infante, batizada em honra do Portuense Infante D. Henrique e que é a ponte mais recente. Observaram ainda alguns pontos de interesse histórico como a Ribeira, a Igreja de S. Francisco, o Palácio da Bolsa, a Alfândega do Porto, o Museu do Vinho do Porto, a Igreja de Massarelos, o Mosteiro da Serra do Pilar e a Afurada.
Da parte da tarde, visitaram o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto localizado na antiga Quinta do Campo Alegre, que foi propriedade da família Andresen. Na Casa Senhorial visitaram a Galeria da Biodiversidade, um espaço dedicado à divulgação das ciências biológicas, evolução e biodiversidade. Neste local, puderam observar vários módulos expositivos com: ovos de diversas espécies de aves; raças de cães; espigas de milho; conchas; folhas de plantas; fósseis de animais marinhos; técnicas de camuflagem animal e ainda um esqueleto de baleia. Experienciaram várias atividades como: ver uma ponte com olhos de vários animais; sentir o batimento cardíaco de alguns animais; comparar o campo de visão de animais predadores e herbívoros; sentir o cheiro de várias especiarias e frutos e observar as caraterísticas de um rosto numa perspetiva europeia, asiática e africana.
À volta da casa senhorial visitaram o Jardim Botânico do Porto, com altas sebes de japoneiras, percorreram delicados jardins, como: o das suculentas; o dos xistos, com belíssimos nenúfares; o dos peixes e do rapaz de bronze e o Jardim dos Jota, que perpetua as iniciais dos seus antigos proprietários, Joana e João Andresen, avós de Sophia e Ruben Andresen. Neste jardim destaca-se ainda as enormes azálias, os fetos gigantes, a árvore de papel, o tulipeiro e o teixo.
Os professores dinamizadores agradecem a todos os alunos, aos professores intervenientes e ainda à Autarquia de Santa Marta e à Direção do Agrupamento pela preciosa colaboração.
Os professores dinamizadores
Berta Fernandes e João Carrilho