De modo a implementar estratégias e metodologias inovadoras no ensino experimental das Ciências, o Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião decidiu aderir à Rede de Clubes Ciência Viva, foi elaborado o projeto e submetido no dia 18 de julho de2022. Hoje, é com grande satisfação que comunicamos que o projeto foi homologado no dia 8 de outubro de 2022.

A implementação do “Clube Ciência Viva”, tem por objetivo efetuar a interligação entre as diferentes áreas e metodologias implementadas nos vários projetos/clubes privilegiando a componente experimental nos diferentes ciclos de aprendizagem. Desenvolvendo a cooperação entre os vários clubes existentes na escola e criando outros de modo a desenvolver atividades e projetos interdisciplinares. Aumentar a dinâmica entre as escolas do agrupamento e entre os diferentes ciclos de ensino e complementar a formação dos alunos em ciência.

Pretende promover a prática de os alunos questionarem os fenómenos que acontecem no dia a dia e proporcionar-lhes condições para a realização de trabalho prático. Promovendo uma melhoria na literacia científica, através do desenvolvimento de atividades de laboratório, de campo e experimentais, privilegiando a interdisciplinaridade, articulação e colaboração entre os diversos intervenientes do processo ensino aprendizagem, com vista à promoção do sucesso educativo.

Clube de Ciência Viva do AESMP

Público-alvo: 1.º, 2.º e  3.º Ciclos.

Objetivos:

– Promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) | Agenda 2030

– Dinamizar atividades que possibilitem o desenvolvimento das aprendizagens;

– Realizar atividades de natureza científico – experimental;

– Promover a aquisição de uma cultura científica sistemática;

– Estimular a curiosidade;

– Desenvolver a autonomia;

– Sensibilizar para a importância das ciências na interpretação dos fenómenos do dia-a-dia;

– Desenvolver atitudes responsáveis face ao ambiente;

– Promover o sucesso dos alunos.

Atividades a desenvolver:

  • Visitas de estudo;
  • Encontros, seminários e workshops;
  • Trabalho de campo;
  • Ateliers;
  • Jogos;