EB do Assento

Caracterização da Escola

A escola do 1º Ciclo do Ensino Básico do Assento pertence ao Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião. Fica situada junto à estrada nacional nº2, que atravessa o centro da vila e liga Vila Real à Régua.

É uma construção do tipo plano centenário. O edifício tem seis salas distribuídas por dois pisos, uma cantina, três casas de banho, uma despensa para arrumação de lenha,   

um coberto e um espaço polivalente ao ar livre.

Em duas salas funcionam as atividades letivas. Uma outra sala funciona como sala de professores, serve para reuniões e para a realização de outras atividades. Outra está transformada em sala de isolamento COVID-19. As outras duas salas estão entregues à Junta de Freguesia e à Banda da Cumieira.

três quadros interativos e três computadores, que não funcionam muito bem.

História da Cumieira

Diz-se que o nome «Cumieira», provém do facto desta localidade se situar no cume de uma montanha, onde existia uma grande eira.

A Cumieira foi habitada pelos Romanos, pois foram encontrados vários vestígios da sua presença, tais como: mós, pias, ânforas, moedas, etc…

Também os Mouros passaram por aqui e a prova disso é um lugar da freguesia que se designa como Mourarias. Diz-se que foi nesse lugar que alguns Mouros se refugiaram durante a Reconquista Cristã.

O primeiro documento escrito que se refere à Cumieira, é um registo da doação desta terra, feita por D. Afonso Henriques ao Mosteiro da Ermida.

Diversos reis reconheceram a importância desta terra e dos seus habitantes, é por isso que aqui existem muitas casas com brasões, como a Casa da Quinta da Cumieira, a Casa do Covêlo, o Solar de Bertelo, a casa da Boavista…

Existem ainda outros vestígios que provam a importância da Cumieira. O marco granítico das Demarcações Pombalinas do Douro Vinhateiro, que se encontra na Adega Cooperativa e é considerado Imóvel de Interesse Público, os três marcos da Casa de Bragança, que estão guardados na Casa da Boavista e o Cruzeiro do Assento, que se encontra no Cemitério desde mil oitocentos e trinta…

Aqui viveram pessoas muito ilustres, como por exemplo o senhor Doutor Amândio Rebelo de Figueiredo, que foi médico e fundador da Adega Cooperativa da Cumieira, o Marechal António Teixeira Rebelo, que foi ministro da guerra e fundador do Colégio Militar…

Devido à sua história, à sua riqueza e ao esforço dos seus habitantes, a Cumieira foi elevada a Vila, no dia um de novembro de mil novecentos e noventa e nove, facto que muito honrou todos os seus habitantes.