Programa Eco-Escolas

Este programa vocacionado para a educação ambiental e para a cidadania, que a Fundação para a Educação Ambiental (FEE), implementa em vários países da Europa desde o início dos anos 90 e está a ser implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, desde o início do ano lectivo 1996/1997.

O programa internacional Eco-Escolas pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental, fornecendo metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento aos projetos.

Os principais objetivos são:

– Encorajar ações na escola em benefício do ambiente;

– Aplicar conceitos/ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana de escola;

– Tomar consciência de que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global.

Este projeto diferenciador visa estimular o exercício da cidadania, envolvendo ativamente as crianças e os jovens na tomada de decisões, bem como divulgar boas práticas e reforçar o trabalho em rede a nível nacional e internacional. Os temas de base tratados por todas as Eco-Escolas são: a “Água”, os “Resíduos”, a “Energia” e as “Alterações climáticas”. Complementarmente, poderão ser abordadas as temáticas da “Biodiversidade”, da “Agricultura Biológica”, dos “Espaços exteriores”, do “Ruído” e dos “Transportes”.

A Escola Básica de Santa Marta de Penaguião é uma eco-escola desde 1999/2000, e desde então o esforço feito ao longo de cada ano letivo é reconhecido através da atribuição de uma Bandeira Verde que certifica a existência de uma educação ambiental coerente e de qualidade, na escola.

Este programa, na nossa escola, apresenta um plano de ação transversal a toda a comunidade educativa integrando um conjunto de ações no âmbito da ecologia integral que se vive no nosso contexto.

Programa Ecoescolas – Informação 2020-2021