No dia 17 de novembro, as turmas A e B do 5º ano visitaram o Centro de Ciência de Vila Real da parte da manhã. Fizemos a caminhada pelo passadiço do Corgo, as turmas construíram uma caixa ninho para aves e outra para morcegos. Estas caixas foram oferecidas à escola básica de Santa Marta de Penaguião, onde serão decoradas na disciplina de Educação Visual e colocadas numa árvore prontas para receber aves e morcegos. Foi realizada uma viagem no tempo onde se aprendeu o que aconteceu ao planeta Terra desde o seu início até aos dias de hoje. Em seguida, foi apresentado um filme em 3D sobre a biodiversidade da fauna e flora do vale do Corgo, onde foram apresentadas as espécies de animais e plantas autóctones da região de Vila Real, nomeadamente o amieiro e o salgueiro e também a salamandra lusitânica e a aranha tigre. Fizemos uma viagem virtual a Bragança, de comboio, onde se observou a mudança de paisagens relativamente à orografia, geografia e biologia existentes. Por fim, observou-se, com a ajuda de um instrumento de monitorização, uma caixa colocada numa árvore com morcegos. No final, as responsáveis pelo Centro de Ciência ofereceram para a escola, um livro sobre borboletas e outro sobre as aves existentes na região de Vila Real, os alunos e os professores também foram contemplados com um lápis (para os alunos) e uma pasta (para os professores). Após o almoço muito bem passado na esplanada do Café Concerto do Teatro de Vila Real, rumou-se ao Centro Interpretativo da Cumieira. Aqui vimos as Idades da Terra, as rochas existentes ao longo da N2, o museu dedicado à olaria onde existem também fósseis, instrumentos utilizados para trabalhar o barro e artefactos utilizados pelo homem desde a Pré-História, passando pelos Romanos até aos dias de hoje, não esquecendo a riqueza em peças de barro recolhidas ao longo de muito anos. Para fechar com chave de ouro, os alunos foram convidados a produzir peças em barro nas rodas de oleiro e no final foram oferecidas moedas de escudo aos alunos para conhecerem o dinheiro usado em Portugal antes da entrada da nova moeda de euro.
Nesta visita de estudo que foi articulada com os clubes CCVnE, Informática, Programa Eco-escolas e disciplina de Educação Visual, foram trabalhados os conteúdos tratados nas aulas de Ciências Naturais, a sustentabilidade do planeta e o respeito pela natureza.
Foi uma experiência enriquecedora, os alunos mostraram muito interesse e participaram com muito entusiasmo nas atividades.
A Coordenadora do CCVnE
Anabela Costa