Decorreu durante a semana de 17 a 22 de março a Semana da Leitura que no nosso Agrupamento começou um pouco mais cedo, com várias atividades, envolvendo todos os alunos do Agrupamento, numa festa à volta da leitura.
Logo no início do mês, 8 de março, a festa à volta da leitura começou com as eleições dos Livros Mais Fixes.
Começámos com o encontro com o escritor Álvaro Magalhães e o músico Daniel Completo que nos apresentaram o seu livro “Na rua da poesia”. O encontro foi online e participaram os alunos do 1º ciclo do Centro Escolar e das escolas de S. João de Lobrigos e do Assento.
Durante o mês tivemos ainda a prova escrita do Concurso de Leitura, uma atividade da Biblioteca Escolar em estreita articulação com a Biblioteca Municipal, os professores titulares do 3º e 4º anos e os professores de Português do 2º e 3º ciclos.
Momentos bem especiais aconteceram nas Leituras com os Encarregados de Educação, que responderam com entusiasmo ao convite dos professores do pré-escolar e 1º ciclo para visitarem as turmas dos seus educandos com leituras às suas escolhas. Foi uma festa à volta das histórias com leituras e até com dramatizações.
Ao longo do mês decorreram as segundas sessões do projeto “Cartas de Liberdade” dinamizado pelo Serviço Educativo do Museu do Douro com as turmas do 7º e 9º ano.
Encerrámos a Semana da Leitura e o mês de março com a entrega de prémios aos melhores leitores do Centro Escolar e da Escola Sede e aos vencedores do passatempo “Leitores com Visão” do 1º período.
Para terminar um enorme agradecimento aos docentes e assistentes operacionais da equipa da BE que, com o seu trabalho empenhado, permitiram a concretização de todas as atividades. Um agradecimento ainda a todos os docentes do Agrupamento que levaram as atividades para as suas salas de aula e acolheram as solicitações da Biblioteca Escolar.
Um agradecimento ainda à Biblioteca Municipal, nossa parceira nesta tarefa de promoção e celebração da leitura, do livro e dos leitores.
E, claro, aos alunos que estiveram sempre presentes participando, de diferentes formas, nas propostas.
E fica o convite à leitura. Sempre!
A professora bibliotecária
Filomena Nunes