A Biblioteca Escolar, sendo um espaço essencial para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, promotor da leitura, da escrita e da aprendizagem colaborativa, deve ser um espaço flexível, que se adapte às necessidades, em constante evolução da comunidade que serve. O espaço físico da biblioteca é determinante para qualidade e eficácia dos serviços que presta. Nesse sentido e com o objetivo de proporcionar um ambiente de estudo e trabalho dinâmico e adequado aos seus utilizadores. Neste ano letivo, procedemos a uma reestruturação da Biblioteca do Centro Escolar.
Numa primeira fase, em articulação com o coordenador interconcelhio, foi feita uma análise do espaço, concluindo-se que o conceito de organização já não se adaptava às características de uma biblioteca escolar moderna.
Foi elaborado um projeto de intervenção no espaço com a construção de uma nova planta que proporcionasse um ambiente mais dinâmico, flexível e acolhedor e com reorganização das estantes e do mobiliário existente, projeto que foi partilhado com a Direção do Agrupamento e com a Autarquia.
A Biblioteca seguia uma disposição tradicional com as estantes a ocuparem uma grande parte do espaço. Esta organização limitava a mobilidade e interação das crianças. Com a nova configuração tornámos o espaço mais atraente e mais flexível permitindo diversas configurações conforme as atividades a implementar.
Em julho, já sem os pequenos utilizadores, foi o momento de mudar! As estantes foram reorganizadas para melhorar a acessibilidade e o acesso lógico aos livros, facilitando a procura de acordo com os interesses dos alunos e foi alterada a sinalética, procurando torná-la ainda mais facilitadora e atraente.
A reconfiguração do espaço foi uma oportunidade para rever e gerir a coleção de acordo com critérios adequados à idade dos alunos. Livros desatualizados ou em mau estado foram abatidos, abrindo espaço para novas aquisições e dando oportunidade para destacar livros mais apelativos.
A área de leitura individual tornou-se o espaço central da biblioteca aliada à área de expressão e de trabalho de grupo que procuramos que seja uma área criativa e de expressão, com materiais de artes, incentivando a criatividade.
Em setembro, apresentámos o novo espaço aos nossos utilizadores esperando que seja ainda mais acolhedor e apelativo. Já em outubro, chegou o móvel de apoio ao espaço de trabalho e de construção que, juntamente com os legos, tem sido especialmente usado. Faltam apenas algumas melhorias dependentes de um reforço financeiro da Autarquia para substituição dos computadores.
Estamos à vossa espera!
A professora bibliotecária
Filomena Nunes











