Durante o terceiro período, o Programa Ecoescolas comemorou mais três dias importantes do calendário ecológico, o Dia Internacional da Biodiversidade, o Dia Mundial do Ambiente e o Dia Mundial dos Oceanos.
O Dia Internacional da Biodiversidade é celebrado no dia 22 de maio e visa alertar a população para a necessidade e a importância da preservação da diversidade biológica. Esta comemoração, na Escola Básica de Santa Marta de Penaguião, foi lembrada através da identificação de algumas árvores do recinto escolar, pelo professor António Crespi da UTAD com a colaboração do Projeto CLDS, dos alunos do 5º ano e da Professora Amélia Pereira. Também foi elaborado pelos alunos do 6º ano e professores de Educação Visual e Educação Tecnológica, Anabela Santos e Fernando Teixeira, o painel da biodiversidade móvel com algumas espécies autóctones da região do Douro. Deu-se ainda início ao desafio “muros com vida”, com um tema alusivo à floresta autóctone da região, dinamizado pelo docente de Educação Visual, João Ramos e pelos alunos do 8º ano.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é o dia mais conhecido no âmbito da ação ambiental. É celebrado desde 1974, no dia5 de junho, e envolve governos, empresas, celebridades e cidadãos na concentração de esforços no que diz respeito à problemática da questão ambiental. Na nossa Escola, foi lembrado com uma exposição de vasos elaborados pelos alunos do 8º ano como trabalho de projeto da disciplina de Ciências Naturais em articulação com o projeto PIICIE, recorrendo à reutilização de embalagens de plástico de detergente/amaciador de lavar a roupa. Para finalizar as festividades relativas a essa efeméride, no dia 9 de junho, realizou-se a marcha 2022 em articulação com a disciplina de Educação Física, o Desporto Escolar, o PES, a Escola Segura, os Bombeiros de Santa Marta e a Autarquia. Toda a comunidade escolar do nosso Agrupamento foi convidada a participar.
No dia 8 de junho celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos, em inúmeros países, desde 1992. A necessidade de celebrar este dia prende-se com a urgência de sensibilizar o mundo acerca dos benefícios dos oceanos para a humanidade e também com o facto de existir um dever individual e coletivo de utilizar os seus recursos de forma sustentável, já que as gerações futuras também vão depender dos oceanos. Na nossa escola, foi comemorado através de um painel com vários trabalhos elaborados pelos alunos do 3º ciclo na disciplina de Oferta Complementar. Com esses trabalhos pretendeu-se alertar a comunidade escolar para o aspeto dos animais marinhos antes e depois do excesso de poluição aquática.
Agradeço a participação de todos os intervenientes e termino com uma frase retirado do ecocódigo redigido por uma aluna do 8ºB – “O lixo está a aumentar, a continuar assim, não temos onde morar”
A Coordenadora do Programa Ecoescolas
Berta Fernandes