Os alunos dos 6.º e 8.º anos das disciplinas de História e Geografia de Portugal e História assinalaram a data com a exposição “Porque é feriado no dia 1 de dezembro?” que esteve no átrio da entrada da escola sede do Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião, para conhecer os factos que ficaram para a História.
O 1º de dezembro de 1640 marcou o fim de 6 décadas de ocupação espanhola e a restauração da independência de Portugal.
Neste dia aconteceu uma revolta que foi o culminar de uma série de descontentamentos em Portugal: a crise de sucessão ao trono português, após a morte de D. Sebastião em 1578, levou à ocupação espanhola (Dinastia Filipina); durante o período de domínio espanhol (1580-1640), a população portuguesa enfrentou uma série de desafios e dificuldades, como a perda da autonomia política e cultural, pesados impostos e a presença constante de autoridades estrangeiras; a incapacidade de Espanha resolver problemas internos e externos, como a Guerra dos Trinta Anos.
Liderados pela nobreza e apoiados por uma parte significativa da população, os portugueses conspiraram para proclamar (restaurar) a independência em 1 de dezembro de 1640. D. João IV foi aclamado como o novo rei, marcando o início da quarta dinastia, a Casa de Bragança.
O professor
João Carrilho