Diz o ditado que “Em Abril, águas mil” mas na biblioteca foram leituras mil. Abril foi um mês cheio de leituras e muitas atividades à volta da leitura.

Ainda no segundo período tivemos teatro, atividade oferecida pela Autarquia aos alunos de todos os ciclos do Agrupamento em comemoração do dia Mundial do Teatro e workshop de escrita para os alunos do 8º ano, atividade dinamizada pela Biblioteca Municipal e por Daniel Carvalho em articulação com a BE e os docentes de Português.

Também no final do período, foram conhecidos os melhores leitores do Agrupamento e os vencedores dos Desafios Rápidos, atividade desenvolvida na plataforma Teams.

No início do terceiro período, foi tempo de continuar a Festa da Leitura com a prova intermunicipal do Concurso Nacional da Leitura que este ano aconteceu no Peso da Régua. Os nossos representantes tiveram excelentes prestações e foi com enorme alegria que vimos o Francisco Almeida (em representação do 1º ciclo) chegar à prova de palco e, depois de uma prova exemplar, ser um dos dois finalistas que representarão a CIM Douro na prova final que acontecerá dia 4 de junho em Almada.

O fim de abril foi também tempo de comemorarmos o 25 de Abril com uma exposição bibliográfica e uma exposição organizada pelo professor de História do 3º ciclo, prof. Carrilho e pelos seus alunos.

Num mês cheio de comemorações não podia faltar a comemoração do dia Mundial do livro. E foram bem festivas e alegres as atividades desenvolvidas.

No seguimento do desafio da Autarquia para construirmos papagaios de papel, a propósito da leitura do conto “Como se faz uma estrela”, do escritor duriense João de Araújo Correia, chegou o dia de lançarmos os papagaios.

Dia 22 de abril, foi a vez dos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo das escolas do Assento, Fontes e S. João de Lobrigos. Mas como em Abril, águas mil, o tempo obrigou ao adiamento da atividade de lançamento de papagaios dos alunos do Centro Escolar e do 5ºano que aconteceu no dia 6 de maio.

Foram dois dias alegres e coloridos, com boas corridas no Miradouro D’Ouro Vivo mas que espelharam bem a alegria e empenho de todos, professores, alunos e pais na construção dos papagaios de papel. Nesta atividade, a BE não podia deixar de agradecer também a colaboração do PIICIE e das assistentes operacionais da BE, determinantes para o sucesso da atividade.

No final dos lançamentos, a Autarquia ofereceu um exemplar do conto de João de Araújo Correia aos alunos.

E para terminar o mês com a mesma cor, a BE apresentou a exposição “Que leitor és tu?” com os trabalhos dos alunos realizados durante a Semana Digital, na disciplina de Português. Os alunos foram desafiados a construir o seu perfil de leitor a partir de um modelo e revelaram-se bem criativos.

A professora bibliotecária

Filomena Nunes

Categorias: notícias