Novembro é, sem dúvida, um mês para dar destaque aos Direitos das Crianças e Jovens. Neste sentido, a CPCJ de Santa Marta de Penaguião, em parceria com o Agrupamento de Escola, o Município e o PIICIE, desenvolveu algumas atividades para que todos esses Direitos não sejam esquecidos e que estes sejam cada vez mais relevantes na vida quotidiana de todas os meninos e meninas do nosso concelho, sem esquecermos todas as crianças e jovens do Mundo inteiro.
Assim, no Dia de São Martinho, 11 de novembro, a Feira abriu novamente as suas portas para a venda de produtos locais e regionais. O espaço da CPCJ também teve o seu destaque e as comissárias presentes, a professora Adelaide Ferreira e a Assistente Social, Sílvia Gouveia, incentivaram pequenos e graúdos a expressarem, por escrito, os Direitos que todas as crianças devem ter. Todos esses Direitos foram suspensos com umas molas enfeitadas de fitas multicolores, numa corda bicolor (azul e amarelo, cores da CPCJ), tão bem confecionadas pelas técnicas do PIICIE. O trabalho final resultou num “Estendal dos Direitos” que ficará todo o mês no átrio da escola sede para que toda a comunidade escolar não esqueça que todas as Crianças e Jovens não só têm deveres mas também têm Direitos que são fundamentais para o seu bem-estar e desenvolvimento físico, emocional e cognitivo.
Para comemorar o “Dia Internacional dos Direitos das Crianças”, 20 de novembro, durante duas semanas, nas aulas de DTA, OC e Moral, as comissárias, Adelaide Ferreira e Sílvia Gouveia da CPCJ, solicitaram a todos os discentes do 2º e 3ºciclos para novamente registarem os seus Direitos, num pequeno cartão (azul ou amarelo). Muitos dos alunos foram criativos e ilustraram os seus Direitos com desenhos representativos. Todos os cartões ficaram expostos na “Árvore dos Afetos” frente à Câmara Municipal.
No dia 22 de novembro, apesar do cancelamento da Caminhada do “Dia do Pijama”, os meninos do Centro Escolar, muito bem equipados com os seus melhores pijamas, saíram da sala de aula e no recreio saudaram os presentes (Representantes da Câmara, Diretora do Agrupamento, professores, técnicos e auxiliares) com a “Dança do Pijama”. Todas as Crianças estavam muito felizes porque sabiam que aquele dia era o dia delas e sentiam-se deveras orgulhosas por estarem a contagiar com a sua alegria os adultos. No final, tiveram direito a um lanche que foi gentilmente oferecido pelo Município.
Um bem-haja a todos os dinamizadores e parceiros (Câmara Municipal, Agrupamento de Escolas e PIICIE) que estiveram presentes e que se envolveram em todas as atividades.
Um agradecimento aos docentes que deram o seu contributo para a concretização das atividades e um agradecimento muito especial a todas as Crianças e Jovens que participaram em todas elas, desejando que todos tenham o Direito de crescerem em paz, harmonia e amor, no seio da sua família.
As Comissárias da CPCJ
Adelaide Ferreira
Sílvia Gouveia