De 21 a 25 de março na Escola Básica de Santa Marta de Penaguião decorreram as Jornadas Ecológicas, do Programa Ecoescolas, com várias atividades, para comemorar o Dia Mundial da Floresta (21 de março) e o Dia Mundial da Água (22 de março).

Para nos lembrarmos da importância das florestas, no dia 21 de março, o professor de Educação Musical, João Paulo Correia, e a turma do 6ºB encantaram a comunidade escolar com duas belíssimas músicas: o hino do Ecoescolas e a música de Carlos Paião “Uma árvore, um amigo!”

Durante essa semana, foram decorados dois painéis. Um elaborado pela equipa do PIICIE, que foi embelezado com frases e poemas alusivos à preservação das florestas e da Água, elaborados pelos alunos da turma do 8ºA na disciplina de Ciências Naturais e pelos alunos do 2º ciclo no Clube da Poesia, dinamizado pela professora Fátima Correia. O outro painel foi elaborado pela equipa do CLDS, no qual os alunos das várias turmas colocaram “gotinhas de água” com dicas para a Sustentabilidade do Planeta.

Os alunos das turmas do 9º ano deram ainda asas à imaginação e construíram comedouros e bebedouros para aves, com resíduos reutilizáveis, como latas e embalagens de plástico, que foram distribuídos pelo recinto escolar. Os alunos da turma do 9ºA realizaram ainda a limpeza do recinto escolar com posterior separação dos resíduos nos respetivos ecopontos.

Também decorreu um concurso de árvores elaboradas com rolos de papel higiénico realizadas pelos alunos do 8º ano como trabalho de projeto da disciplina de Ciências Naturais e do Clube das Ciências. A autarquia de Santa Marta de Penaguião atribuiu o 1º prémio à aluna Lara Fernandes do 8ºA, o 2º prémio à aluna Matilde Prior, e o 3º prémio à aluna Joana Monteiro, ambas da turma do 8ºB.

O jardim escolar e a horta biológica foram embelezados com plantas autóctones da região, como pinheiros e oliveiras, plantas hortícolas (feijão, alface, tomate, couve, ervilhas, …) e plantas aromáticas (tomilho, salsa, orégãos, coentros, hortelã, alecrim, …), cedidas pela Autarquia, projeto CLDS e ainda por alguns alunos e professores, a quem a Equipa do Ecoescolas agradece.

A plantação ou sementeira foi realizada por todas as turmas da Escola, acompanhadas pelo respetivo professor, equipa do projeto CLDS e membros da Autarquia.

O Programa Ecoescolas agradece também a todos os professores, funcionários e alunos que participaram nas atividades, à Direção da Escola e ao Projeto PIICIE pela sua colaboração.

A Coordenadora do Programa Ecoescolas: Berta Fernandes

Categorias: notícias