Na semana de 20 a 24 de março, na Escola Básica de Santa Marta de Penaguião decorreram as Jornadas Ecológicas, do Programa Ecoescolas, com várias atividades, para comemorar o Dia Mundial da Floresta (21 de março) e o Dia Mundial da Água (22 de março).

Para alertar a comunidade escolar para a importância das Florestas e da Água para a sobrevivência do planeta foram realizadas exposições. A “Floresta Encantada” com trabalhos elaborados pelos alunos do 8º e 5º ano nas disciplinas de Ciências Naturais e Educação Tecnológica. As “Bonecas” com saias de folhas da floresta autóctone da região do Douro, elaboradas pelos alunos do 8º ano, na disciplina de Oferta Complementar. Foi ainda montado um aquário com seres marinhos reciclados elaborados pelos alunos do 7º ano, nas disciplinas de Ciências Naturais e Educação Tecnológica. Estas exposições serviram de palco para o belíssimo espetáculo alusivo à Floresta e à Água dinamizado pelo docente de Educação Musical, João Paulo Correia e seus alunos da turma do 5ºB, no dia 22 de março.

Durante as jornadas ecológicas, também se procedeu no dia 21 e 22 de março à plantação de árvores de fruto da família dos citrinos e alguns arbustos, como camélias e roseiras, no jardim e horta escolar pelos alunos das turmas do 2º e 3º ciclos. Esta plantação teve a colaboração do Projeto CLDS 4G e da Autarquia de Santa Marta. Na horta escolar fez-se também a sementeira de algumas hortícolas, com os alunos do 6º ano e a professora de Ciências Naturais, Rosário Xavier. No dia 21 de março, a turma do 7ºB colocou quatro ninhos para pássaros nas árvores da Escola. No fim da plantação e respetiva rega, os alunos do 7ºB e 7ºA ainda tiveram tempo para reviver o “Jogo da Macaca”, desenhado no recinto escolar.

Na disciplina de TIC, os alunos fizeram digitalmente a decoração de sardinhas, com frases alusivas à água, as quais foram dadas a conhecer à comunidade escolar, através da visualização de um vídeo na sala de convívio dos alunos.

Os alunos do 9ºA, no dia 24 de março. durante a aula de Oferta Complementar, realizaram a limpeza do Parque Florestal de Santa Marta com posterior separação dos resíduos nos respetivos ecopontos.

Na disciplina de Físico-Química os alunos elaboraram frases alusivas à poupança de energia e de água, algumas das quais vão fazer parte do Cartaz Ecocódigo 2023 e posteriormente afixadas nas instalações escolares.

Nas disciplinas de Oferta Complementar do 9º ano e ainda Educação Tecnológica e Educação Visual do 2º ciclo foram elaborados ramos, recorrendo à reutilização de resíduos para participamos no concurso da empresa Resinorte “O Ramo da Prima-Vera”. Os alunos que quiserem vão poder oferecer o ramo à Madrinha no Domingo de Ramos.

A equipa do Programa Ecoescolas agradece a todos os professores, funcionários, alunos e respetivos Encarregados de Educação que colaboraram nas atividades. Atribui ainda um agradecimento especial à Direção da Escola, ao Projeto CLDS 4G e à Autarquia de Santa Marta pela sua disponibilidade e colaboração.

A Coordenadora do Programa Ecoescolas: Berta Fernandes

Categorias: notícias