No dia 17 de maio, assinala-se o Dia Internacional da Reciclagem. Este dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), com o objetivo de despertar na sociedade, a necessidade de se refletir sobre as questões ambientais e sobre o consumismo.
Para comemorar este dia, os alunos do oitavo ano da Escola Básica de Santa Marta de Penaguião assistiram a uma palestra no dia vinte de maio sobre o processo da reciclagem, dinamizada pela Engenheira Marisa Lima da Empresa Resinorte, em articulação com o Programa Ecoescolas. Entende-se por Reciclagem, o processo de transformação de materiais usados em novos produtos, o que permite, utilizar de forma mais racional os recursos naturais, reduzir o consumo de energia e reduzir a poluição do meio ambiente. É por isso, um processo fundamental no ciclo de sustentabilidade do Planeta. Prolongar o ciclo de vida das embalagens, tornando-as objetos valiosos mesmo depois de usadas, depende apenas da separação das embalagens, que começa nas nossas casas.
O Programa Ecoescolas agradece a participação dos alunos do oitavo ano e das professoras intervenientes, Adelaide Guerra e Berta Fernandes, e ainda a disponibilidade da empresa Resinorte.
Eis algumas dicas para reciclar mais e melhor:
- Não precisam de lavar as embalagens antes de as colocar no ecoponto;
- Devem espalmar as embalagens para otimizar espaço no seu ecoponto;
- As latas de conserva devem ser colocadas no ecoponto amarelo;
- Os guardanapos, o papel de cozinha e o papel higiénico devem ser colocados no lixo indiferenciado;
- Não precisam de retirar os rótulos das embalagens quando as colocam no ecoponto;
- Os pacotes de bebidas devem ir para o ecoponto amarelo;
- Se uma embalagem for constituída por vários materiais e não for possível separá-los, pode colocá-la no ecoponto do material predominante;
- Os copos de vidro partidos devem ser depositados no lixo indiferenciado;
- O esferovite deve ser colocado no ecoponto amarelo.
A Coordenadora do Programa Ecoescolas
Professora Berta Fernandes