No dia 10 de junho, celebra-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e os alunos do 3º ciclo não quiseram deixar de celebrar o dia organizando, no âmbito da disciplina de História, uma exposição de cartazes comemorativos deste dia que se encontra na Biblioteca Escolar da escola sede.
O dia 10 de junho foi escolhido como data da celebração da Festa Nacional de Portugal, por ser a data em que se celebra a morte do poeta Luís Vaz de Camões, falecido em 1580.
De facto, nem todos os poetas merecem que a data da sua morte se transforme em celebração nacional. Camões, poeta oficial da pátria, teve esta honra por ter sido o autor de uma importante epopeia: Os Lusíadas. Imitando o estilo Grego e Latino, este poema épico elogia e imortaliza os feitos heróicos dos Portugueses, durante as viagens marítimas da época dos descobrimentos. Esta obra foi muito importante para a afirmação da língua portuguesa, uma vez que, na época, a língua da erudição era o latim.
As aventuras dos Portugueses pelo Mundo não terminaram na época dos Descobrimentos. Ao longo dos séculos, foram criadas comunidades de Portugueses e lusodescendentes em diferentes países. No dia 10 de junho, essas comunidades são também lembradas e envolvidas nas celebrações.
Todos os anos é escolhida uma cidade portuguesa ou uma cidade estrangeira com comunidades portuguesas para acolher as comemorações oficiais do dia 10 de junho. Essa celebração é presidida pelo Presidente da República Portuguesa e nela estão presentes algumas das figuras mais ilustres do País (Presidente da Assembleia da República, Primeiro Ministro, ministros, embaixadores). Nas comemorações oficiais, são realizadas algumas cerimónias militares e de entrega de condecorações a personalidades que se destacaram.
Prof. João Carrilho