No ano letivo 2022/2023, a Biblioteca Escolar e os docentes de Português iniciaram um projeto de parceria com o Serviço Educativo do Museu do Douro no sentido de capacitar mais e melhor os alunos nas áreas da leitura e oralidade.
No ano passado, numa articulação entre o Serviço Educativo do Museu do Douro, Biblioteca Escolar e docentes de Português foi desenvolvida a atividade “Falar” com as turmas do 6º e 8º anos, no espaço da Biblioteca Escolar.
Em 2023/2024 a proposta, para os mesmos alunos, agora no 7º e 9º anos denominou-se “Cartas de Liberdade”, promovendo-se a competência leitora aliada à reflexão sobre a liberdade e aos espaços de liberdade, no ano em que se comemoram os cinquenta anos do 25 de Abril.
Que relações existem entre liberdade e paisagem? Em que lugares nos sentimos livres? E quais são os que nos enclausuram ou nos tiram a liberdade? Que características têm estes diferentes lugares? Onde é que gostamos de correr, de caminhar, de sentar, de berrar, de parar, de estar calado, de ver e olhar, de fazer, de contemplar?
A partir destas interrogações desenvolveram-se três sessões de cem minutos com as turmas do 7º e 8º ano, sessões que terminaram dia 15 de maio com o 9º B. Foram sessões muito produtivas e criativas que trabalharam as competências dos alunos na área da linguagem e dos textos mas também do pensamento crítico e criativo contribuindo para um enriquecimento de todos os participantes.
A professora bibliotecária
Filomena Nunes











