Nos passados dias 23 de junho e 7 de julho registaram-se dois inusitados “assaltos” às livrarias FNAC e Bertrand, situadas no Nosso Shopping da cidade de Vila Real.

Os “assaltantes” atuaram durante a manhã, “invadindo” as livrarias de forma pacífica e organizada, na mira de títulos de elevado valor cultural e lúdico a fim de alimentar o “vício” da leitura que os consome desde há vários meses. Crê-se tratar-se de dez adolescentes pertencentes a duas células de tráfico de livros e leituras, e que estarão ligadas a uma organização mais vasta com sede na Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião e com fortes ligações à Autarquia daquela vila duriense. Fontes, ainda por confirmar, referem que terá, aliás, sido a Câmara Municipal a fornecer o meio de transporte para a deslocação dos “assaltantes” até à capital de Trás-os-Montes e consequente fuga ao final da manhã.

Os alegados “assaltantes” manterão estreitas conexões com as docentes Filomena Nunes e Teresa Gouveia, que cabeceiam um clube de leitura, integrado num projeto mais vasto intitulado “Somos + a Ler”.  Este terá funcionado nas aulas de apoio de Português durante os anos letivos 2019/2020 e 2020/21, tendo-se registado, durante esse período, um aumento significativo de dependentes do ato de ler, agitando o ambiente da pacata “concha vinhateira”.

 Os “assaltantes” terão sido surpreendidos em pleno delito por transeuntes que faziam compras na livraria Bertrand e terão registado, em fotografia, o entusiamo com que os “criminosos” selecionavam os títulos que melhor serviam os seus interesses como leitores. Acredita-se que estes dez jovens participam de um esquema criminoso que envolve cinco turmas do segundo e terceiro ciclos e que promete, nos próximos anos, estender as suas teias a outros alunos do referido agrupamento de Escolas.

A professora

Teresa Gouveia

Categorias: notícias