A Visita de Estudo, a Santiago de Compostela, nos dias 12 e 13 de janeiro, com os alunos do 9º ano deste Agrupamento, inscritos à disciplina de EMRC e em parceria com o Agrupamento de Escolas Dr. João Araújo Correia de Peso da Régua, já vinha sendo preparada desde o início do ano letivo. A ansiedade de puder visitar outro país; de ver um dos locais mais emblemáticos da fé cristã e de maior peregrinação, a pé, da Europa; de conhecer Viana de Castelo e Valença e de dormir uma noite fora de suas casas, reinava em muitos dos espíritos destes alunos. A curiosidade, as perguntas e o entusiasmo para prepararem esta visita foi crescendo à medida que tomamos consciência de que esta Visita de Estudo era possível. O contributo da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, o espírito de abertura da Direção do Agrupamento, a disponibilidade dos professores, o sacrifício dos encarregados de educação e o empenho dos alunos para angariarem os fundos necessários, permitiu que esta Visita de Estudo fosse realizada com o menor esforço financeiro possível para as famílias destes alunos.

As primeiras horas de viagem revelaram algum receio, perplexidade e até desconfiança, pela presença de professores e alunos diferentes. A pandemia e o excesso de tempo vivido nas redes sociais influenciaram e influenciam na ausência das relações pessoais e sociais. Dá a entender que desaprendemos de falarmos e convivermos uns com os outros. Aos poucos esta desconfiança foi dando origem à confiança, à amizade e à beleza de se conhecer pessoas novas e diferentes. E muito ajudou a ausência da Internet no alojamento. A alegria com que os professores estavam a viver esta Visita, inflamou um espírito de sã convivência e diversão. Deste modo, podemos dizer que os objetivos da visita foram todos compridos. Os alunos sentiram-se mais enriquecidos, felizes e com a vontade de permanecer mais algum tempo em Visita de Estudo. Agora, fica-nos a esperança que estes dois dias de encontro com a cultura, saberes e experiência de vida deixem marcas de aprendizagem significativas.

Professor de EMRC

José Mendes

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