2024, ano de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, comemorações que não foram esquecidas no Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião e na Biblioteca Escolar. Conhecer a história e o nosso passado, é imprescindível para compreender o presente e construir o futuro.
Dando resposta ao desafio lançado pela RBE “Abril depois de Abril” a Biblioteca Escolar promoveu um conjunto de atividades e acolheu outras atividades promovidas por diferentes grupos disciplinares:
– No espaço da BE da escola sede, para além de uma decoração alusiva ao 25 de abril, esteve patente uma exposição bibliográfica sobre o antes e o depois do 25 de Abril e uma pequena exposição com materiais da campanha “#não podias”, lembrando algumas das situações que eram proibidas antes do 25 de Abril. Em situação de aula foram lidos também excertos de textos vários, letras de canções, e, em algumas turmas, o livro “O tesouro” de Manuel António Pina e o livro “O meu primeiro 25 de Abril” de José Jorge Letria.
– A exposição bibliográfica, na última semana de abril, foi enriquecida com uma exposição de trabalhos criados pelos alunos e encarregados de educação do 2º ciclo, atividade promovida pela professora de História, Maria José Fernandes. Para além da qualidade dos trabalhos expostos foi importante esta articulação da escola com a família que contribuiu, certamente para uma conversa e reflexão em família.
– Em Educação Visual os alunos do 3º ciclo leram e ouviram algumas canções de intervenção que fizeram também a história do 25 de abril, comparando-as com canções de intervenção atuais. Inspirados pelas letras das canções desenvolveram trabalhos onde espelharam a sua visão do 25 de Abril e dos conceitos de liberdade e de opressão. Os trabalhos estiveram expostos na biblioteca da escola sede e foram também divulgados no instagram da BE.
– No dia 24 de Abril o professor João Paulo Rodrigues de Educação Musical apresentou um pequeno espetáculo comemorativo do 25 de Abril com canções e momentos musicais assegurados pelo 6º A e alunos do Clube de Música.
Aos músicos juntaram-se as alunas do 8º A e 8º B, da professora Teresa Gouveia, de Português, que apresentaram dois poemas originais. As alunas Leonor e Inês do 7º A e 7º B apresentaram uma dança, ilustrativa dos poemas lidos.
– No final, os alunos do 9º A e B fizeram três intervenções sobre o 25 de Abril, orientados pelo professor Celso Pinto de Cidadania, intervenções essas que seriam apresentadas, posteriormente, na Cerimónia da Autarquia de comemoração do 25 de Abril.
Desta apresentação realizaram-se duas sessões tendo como público os alunos do 2º e 3º ciclo que terminaram com a participação de todos (artistas e público) cantando “Grândola Vila Morena” de Zeca Afonso.
– Ao longo do período foi desenvolvido, na disciplina de Português, um trabalho integrando conteúdos programáticos da disciplina e a discussão de realidades e temáticas do antes e depois de Abril, que resultaram num conjunto de textos originais como poemas, cartas, entrevistas que tiveram o contributo das famílias e que serão entretanto divulgados.
A professora bibliotecária
Filomena Nunes