Terminou, sexta-feira, mais uma Festa da Leitura, este ano ainda com algumas atividades online.  Mesmo com algumas distâncias, não deixámos de comemorar o prazer de ler.

Foram várias as atividades que aconteceram, envolvendo todos os alunos do Agrupamento, com um balanço bem positivo.

A atividade “Uma história por dia… não sabe o bem que lhe fazia” disponibilizou diferentes histórias ou sugestões de leitura para apresentação a todas as turmas do Agrupamento, diariamente. No 2º e 3º ciclos, as propostas aconteceram nos horários dos 10 Minutos a Ler e no Pré- escolar e 1º ciclo (horários definidos pelos docentes). Foram sugestões em diferentes formatos como vídeo, áudio, podcast, animação … e com diferentes dinamizadores: escritores, contadores de histórias, comediantes, jogadores de futebol e claro lembrando Saramago, proposta do primeiro dia. Sempre com o objetivo de chegar a diferentes leitores e criar a vontade de ler um pouco mais. Como resultado desta atividade chegaram à biblioteca muitos trabalhos dos alunos que iremos também publicar.

O encontro em linha com a escritora Luísa Ducla Soares, o músico Daniel Completo e o ilustrador Nuno Completo aconteceu no dia 7 de março com a presença dos alunos do pré-escolar e do 1ºciclo. Foi uma sessão bem animada com muita conversa, música, desenhos e sobretudo muita alegria.

Demos também início à Campanha eleitoral dos Miúdos a Votos que irá eleger os “Os Livros mais fixes” no dia 23 de março. Foi criado um espaço na BE da Escola Sede para os registos da campanha e começaram a chegar os trabalhos dos alunos / turmas em campanha.

Na 4ª feira,  foi o momento de voltarmos a lembrar José Saramago cujo centenário comemoramos. Foram colocado, no corredor de acesso à biblioteca da Escola Sede, quatro quadros alusivos ao livro “A maior flor do Mundo”. Os trabalhos foram realizados pela turma 4SMP da professora Palmira, no ano letivo 2017/2018, ano em que este livro também foi escolhido para a prova de escola do Concurso Nacional de Leitura. O Centenário de Saramago foi o mote para fazer os quadros e festejar Saramago, a leitura e a criatividade dos nossos alunos. Temos agora um espaço Saramago ao qual se junta o espaço da BE que lembrará Saramago até ao dia 16 de novembro de 2022. Nesse espaço, encontra-se o retrato de Saramago criado pelo professor João Ramos.

Dia 10, foi um dia especialmente feliz porque foi o momento de premiarmos os alunos que se destacaram em diferentes atividades ligadas à leitura. Com a presença da senhora diretora, Rosa Cardoso, da professora Anabela da direção, da bibliotecária Municipal, Lília Martins e da professora bibliotecária foram entregues prémios aos seis finalistas e às Menções Honrosas da prova de escola / concelho do Concurso Nacional de Leitura. A biblioteca municipal ofereceu ainda uma lembrança aos três alunos dos diferentes ciclos que irão representar o Agrupamento e o Concelho na prova intermunicipal. Foram ainda entregues prémios aos melhores classificados no passatempo “5 dias / 5 perguntas” que se realizou a partir da exposição alusiva ao centenário de José Saramago “

Para terminar um enorme agradecimento aos docentes colaboradores e da equipa da BE que, com o seu trabalho empenhado, permitiram a concretização de todas as atividades. Um agradecimento ainda a todos os docentes do Agrupamento que levaram as atividades para as suas salas de aula e acolheram as solicitações da Biblioteca Escolar.

E claro aos alunos que estiveram sempre presentes participando, de diferentes formas, nas propostas.

E fica o convite à leitura. Sempre!

Categorias: notícias