Decorreu durante a semana de 27 a 31 de março a Semana da Leitura que no nosso Agrupamento começou um pouco mais cedo, com várias atividades, envolvendo todos os alunos do Agrupamento, numa festa à volta da leitura.
Começámos com o encontro com o escritor António Martins que nos apresentou o seu livro “O Pinóquio é imortal” numa viagem divertida até ao universo das histórias, com paragem em Itália. Esta atividade aconteceu em três momentos, começando no auditório da escola sede, no dia 24 de março com os alunos do 1º ciclo do Centro Escolar e da E B 1 de S. João de Lobrigos. No dia 29 de março foi a vez do escritor visitar a E. B. 1 do Assento e em seguida a E. B. 1 de Fontes. Todas as sessões foram bem animadas, com animada participação dos alunos.
Durante a semana da leitura tivemos ainda a fase intermunicipal do CNL, CIM Douro, que este ano foi organizada pela BM de Vila Real, com a participação dos nossos representantes dos três ciclos de escolaridade.
Momentos bem especiais aconteceram na atividade Leituras com Música, desenvolvida na turma B do 6ºano, em articulação com a disciplina de Educação Musical, Português e a BE. Os alunos do 6º B prepararam, com o professor João Paulo de Educação Musical, três temas que interpretaram com flautas e xilofones. Com a ajuda da professora de Português e a professora Teresa Gouveia prepararam a leitura do poema “Não me mintas” da autoria de Carlos Tê e uma leitura dramatizada do texto “O livro fechado” de António Torrado.
No dia 27 apresentaram o seu trabalho às turmas do 5º e 6º ano e no dia 30 às turmas do Centro Escolar. Os dois momentos foram uma alegre festa de celebração da leitura e da música.
No dia 24 iniciámos também uma atividade dinamizada pelo serviço educativo do Museu do Douro, “Falar”, que, ao longo dos próximos meses, será desenvolvida nas turmas do 6º e do 8º ano. Dia 24 o projeto iniciou-se com a turma C do 6ºano, na disciplina de Português.
Encerrámos a semana com a entrega de vários prémios de atividades da Biblioteca (Top Leitores, passatempo “Cuscas”, Concurso de Leitura) assim como prémios oferecidos pela Biblioteca Municipal/Autarquia aos alunos que foram selecionados para a fase intermunicipal do CNL.
Em simultâneo, nas diferentes turmas do pré-escolar e do primeiro ciclo foram feitas leituras, por diferentes leitores convidados, com especial relevo para os encarregados de educação e BM, que se juntaram a esta festa da leitura.
Para terminar um enorme agradecimento aos docentes e assistentes operacionais da equipa da BE que, com o seu trabalho empenhado, permitiram a concretização de todas as atividades. Um agradecimento ainda a todos os docentes do Agrupamento que levaram as atividades para as suas salas de aula e acolheram as solicitações da Biblioteca Escolar.
Um agradecimento ainda à Biblioteca Municipal, nossa parceira nesta tarefa de promoção e celebração da leitura, do livro e do leitores.
E claro aos alunos que estiveram sempre presentes participando, de diferentes formas, nas propostas.
E fica o convite à leitura. Sempre!