No âmbito do Projeto “Miúdos a Votos” e da temática de Cidadania “Instituições e participação democrática” foram desenvolvidas várias atividades em sala de aula e na Biblioteca Escolar sobre o processo eleitoral e a importância da participação democrática.
A atividade iniciou-se em sala de aula com uma conversa orientada pela professora bibliotecária, onde, partindo do visionamento do vídeo #paradetequeixar, se refletiu sobre a importância do voto e da participação cívica. Foi ainda feita uma breve apresentação do antigo aluno que iria dinamizar a sessão de esclarecimento sobre estas temáticas com as diferentes turmas.
Posteriormente, com a orientação das professoras de Português, os alunos prepararam algumas questões a colocar no dia da palestra.
No dia 23 de fevereiro, os alunos do 5º ano receberam o antigo aluno, António Júlio Fernandes, licenciado em direito, que partilhou com os alunos o seu percurso de participação cívica e política e conversou sobre a importância da política e das eleições no processo democrático, do papel dos deputados, do 25 de Abril. Foi uma sessão animada e interativa que terminou com um conjunto de perguntas dos alunos.
No dia 1 de março, o encontro foi entre o antigo aluno João Rocha, licenciado em Relações Internacionais e com um já longo currículo no associativismo cultural estudantil assim como de participação na vida política e na vida da comunidade e os alunos do 7ºB e 8ºB. Refletiu-se sobre o conceito de política e da importância de participação nas escolhas que influenciam toda a nossa vida, através do voto e através do exercício de uma cidadania ativa.
Estas sessões foram muito enriquecedoras para todos os participantes, não só porque se refletiu sobre o papel de cada cidadão no processo democrático, sobre a importância da participação e da informação, mas também porque os alunos puderam conhecer jovens com uma postura de cidadania ativa e implicada e perceber que podemos participar e contribuir para uma vida melhor em qualquer idade e de diferentes formas. Esperamos que partilhas como estas contribuam para o crescimento dos nossos alunos enquanto cidadãos responsáveis e críticos, conhecedores dos seus direitos e deveres.
A Biblioteca Escolar agradece muito a disponibilidade e generosidade dos palestrantes e a colaboração de todos os professores e assistentes operacionais envolvidos.
A Professora Bibliotecária
Filomena Nunes