Atualmente, na Europa, existem vários problemas sobre os quais muitas pessoas não pensam nem refletem porque há certas situações graves e prejudiciais para o nosso planeta, para as gerações futuras e para a biodiversidade.

Poluição

Existem vários problemas ao nível ambiental: como as alterações climáticas que provêm dos gases efeito estufa (GEE) provocados pelos carros, a criação de gado intensivo, as indústrias e muito mais…

A exploração de petróleo é prejudicial devido à incansável exploração do mesmo, o que prejudica as gerações futuras.

Cada pessoa em Portugal tem uma pegada ecológica de 4,5 hectares por ano, o que se pode reduzir.

Por exemplo, mais de 70% do terreno agrícola é para alimentar gado, quando podia servir para alimentar muitas das populações que passam necessidade em África, por exemplo, e em países mais empobrecidos.

A diminuição da taxa de natalidade é essencial, porque o nosso planeta não nos consegue sustentar, uma vez que o homem gasta todos o seus  recursos.

Existem vários países que querem investir pouco, por exemplo, nas energias renováveis e em soluções sustentáveis.

A juventude da Europa pode mudar o rumo do nosso futuro, tornando-o mais sustentável mas, para isso, há que pensar em soluções mais eficazes e fiáveis.

Guerra

Em 2022, no dia 24 Fevereiro, a Rússia invadiu a Ucrânia e começou um ciclo cheio de sofrimento e desespero na população ucraniana.

O presidente da Rússia, cometeu vários crimes de guerra.

Zelensky deseja que a Ucrânia se junte à NATO ou OTAN (Organização do Tratado de Atlântico Norte).

A Ucrânia é ajudada em equipamento militar e comida para as populações e militares ucranianos.

Uma das consequências da guerra é a inflação, que está a tirar drasticamente poder de compra e as pessoas já não conseguem pagar tudo. Há pessoas que nem conseguem comprar alimentos e pagar os contas mensais.

A Juventude da Europa tem força para ajudar e restabelecer a paz na Europa e no Mundo.

Preços dos produtos

O Governo português, por exemplo, já implantou o IVA ZERO, para ajudar a população a conseguir comprar mais facilmente os produtos essenciais.

Os grandes estabelecimentos ganham demasiado lucro. É como quem diz: “os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres”.

Descontentamento dos Professores

Causas do descontentamento:

  1. A entrada da carreira é feita com muitos sacrifícios, devido ao Professor, em geral, ser contratado por vários anos fora do seu local de residência;
  2. Congelamento das carreiras.

E ainda há muito mais, os professores merecem RESPEITO e DIGNIDADE, e se o nosso governo quer que a educação fique estável, devem tornar a profissão mais atrativa para os jovens.

Os salários são muito baixos relativamente aos preços dos produtos.

O salário mínimo em Portugal é de 760 euros, por exemplo, numa família de 4 pessoas (pai, mãe e 2 filhos) se por acaso trabalhar só o pai ou a mãe, com os preços que estão os produtos, muita gente vai passar dificuldades, devido às faturas mensais e aos bens alimentares.

 Em suma, a Europa ainda tem vários problemas que tem de ser resolvidos, a JUVENTUDE É O FUTURO DA EUROPA e pode fazer a diferença nesse futuro!!

Tomás Joaquim, 8ºB

Categorias: notícias