Chegámos ao fim do processo eleitoral dos Miúdos a Votos que elegeram os Livros Mais Fixes, uma iniciativa da revista Visão Júnior e da RBE.

Como já é do conhecimento geral, nesta iniciativa é dada a possibilidade às crianças e jovens, através de uma eleição realizada em todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostam, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real.

O processo eleitoral foi desenvolvido pelos alunos do 5º e do 7º ano na disciplina de Cidadania em articulação com a BE.

Os alunos começaram por escolher os livros candidatos às eleições, escolhas que foram enviadas à revista Visão. Nesta escolha participaram 28 962 alunos e 800 escolas.

Em janeiro foram divulgados os candidatos e no mês de março teve lugar a campanha eleitoral na nossa escola. Para a campanha os alunos elaboraram cartazes, apresentações eletrónicas em Powerpoint e vídeos.

Dia 23 de março foi o dia das eleições e como em qualquer eleição as mesas de voto estiveram em funcionamento para possibilitar o voto de todos os alunos do 2º e 3º ciclo. As mesas de voto foram compostas pelos delegados e subdelegados do 5º ano (mesa de voto do 2º ciclo) e do 7º ano (mesa de voto do 3º ciclo).

A eleição correu com normalidade tendo votado 79% dos eleitores do 2º ciclo e 65% dos eleitores do 3º ciclo.

No dia 25 de março reuniram-se novamente os elementos das mesas de votos para procederem à contagem dos votos e ficarmos a conhecer os livros vencedores na nossa escola. Foram contabilizados 62 votos válidos e 1 nulo no 2º ciclo. Já no 3º ciclo foram contabilizados 55 votos válidos, 1 nulo e 1 em branco..

E os nossos livros mais fixes são:

2º ciclo

Diário de Anne Frank; Anne Frank

3º ciclo

Um de nós mente; Karen M. McManus

Falta-nos agora saber se as nossas escolhas estão em sintonia com os resultados nacionais que serão divulgados a 20 de maio numa festa final a realizar-se na fundação Calouste Gulbenkian.

Até lá visita a tua biblioteca para veres os votos obtidos por todos os livros a concurso e já agora requisita aquele te agradar mais.

A professora bibliotecária

Filomena Nunes

Categorias: notícias