Pela mão do autor/apicultor Paulo Santos a “Cuscas” voltou a pousar no Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião no dia 12 de janeiro.

Esta atividade integra um conjunto de atividades da Biblioteca Escolar no âmbito da promoção da leitura e da promoção de uma prática de cidadania consciente e informada, na medida em que se pretende promover uma consciencialização ambiental que leve a uma mudança de atitudes e comportamentos face ao ambiente e ao desenvolvimento sustentável.

     Durante três sessões os alunos da Educação Pré-Escolar (do ensino público e privado) e as turmas do 1º ciclo ficaram a conhecer a abelha Cuscas e, sobretudo, descobriram o mundo das abelhas assim como a sua importância para o equilíbrio e para a vida no planeta Terra.  

     Paulo Santos, autor da coleção “Aventuras da Cuscas” dinamizou as sessões com um discurso apelativo e muito dinâmico. Com a ajuda das personagens do livro, com a sua experiência como apicultor, e com grande paixão, demonstrou a importância das abelhas na sobrevivência da espécie humana, sensibilizando-nos para a proteção das abelhas e para o papel que cada um de nós pode ter nesta missão.

    As sessões foram alegres e animadas e tiveram de tudo: informação, momentos ternurentos, suspense, gargalhadas e claro, uma colmeia de abelhas com a sua rainha!        E no final ainda tivemos todos um chupa de mel!!

     Para além do prazer da leitura das aventuras da Cuscas, em diferentes monumentos do património de Portugal, esperamos que todos os meninos contribuam para a preservação das abelhas e para o combate às ameaças à sua sobrevivência e alertem as famílias para o papel que podem ter nesta tarefa.

            A Biblioteca Escolar agradece também a todos os professores e assistentes operacionais envolvidos assim como à Biblioteca Municipal e à Autarquia, parceiras essenciais, que permitiram a presença de todos e que articularam a atividade com as escolas privadas do concelho.

A Professora Bibliotecária

Filomena Nunes

Categorias: notícias