O Município de Vila Real promoveu, nos dias 29 e 31 de março, a Fase Intermunicipal da 16ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), através da sua Biblioteca Municipal, na qual participaram os Agrupamentos de Escolas e Rede de Bibliotecas Municipais da Comunidade Intermunicipal CIM DOURO, composta por 19 municípios.
        Esta iniciativa tem como principal objetivo estimular o gosto pela leitura, melhorar o domínio da língua portuguesa e a sua compreensão.

       O nosso Agrupamento, como já é de todos conhecidos, foi representado pelos alunos Afonso Teixeira, Beatriz Pinto e Gabriel Pires do 1º ciclo (4SMP), Ana Margarida Rodrigues (6º B), Júlia Correia (5º B), Simão Rodrigues (5º A) em representação do 2º ciclo e David Gomes (8º A), Gabriel Pereira (8º B) e Lara Silva (9º B) em representação do 3º ciclo.

         Os livros lidos nesta fase foram, para o 1º ciclo “Maria e Danilo e o mágico Perdido” de Richard Zimler, “Ismael e Chopin” de Miguel Sousa Tavares para o 2º ciclo e “O tesouro” de Selma Lagerlof para os alunos do 3º ciclo. Os alunos do secundário leram “O número Zero” de Umberto Eco.

          No dia 29 de março, os alunos realizaram as provas escritas nas suas escolas.

          No dia 30 de março, durante a Semana da Leitura, os nossos representantes receberam algumas lembranças da Biblioteca Escolar e Direção do Agrupamento assim como da Biblioteca Municipal e Autarquia, reconhecendo o seu empenho e gosto pela leitura.

          No dia 31 de março, deslocámo-nos à Biblioteca Municipal onde encontramos os nossos “concorrentes”. Ficámos a conhecer os 5 selecionados para a prova de palco e no final, os representantes da CIM Douro à Fase Final.

          Embora não tendo passado à Fase Final, vivemos um dia cheio de emoções e nervosismo, mas também de alegre convívio entre todos os participantes: alunos, professores, acompanhantes!

     Não podemos terminar sem agradecer à Autarquia de Santa Marta de Penaguião e à Biblioteca Municipal a colaboração e parceria ao longo de todas as fases deste concurso.

Até para o ano!

A professora bibliotecária

Filomena Nunes

Categorias: notícias