Dando cumprimento ao calendário do Concurso Nacional de Leitura, a Biblioteca Escolar, em articulação com a Biblioteca Municipal, organizou a prova escrita de escola/ concelho durante o mês de janeiro. Esta prova está organizada em duas partes: uma prova escrita e uma prova oral. Do conjunto das duas provas são selecionados os nove representantes do Agrupamento e do Concelho à prova intermunicipal do CNL (31 de março, Vila Real), três alunos por cada ciclo.

            Dia 24 foi o dia das provas no 1º ciclo. A professora bibliotecária, Filomena Nunes, a professora Almira Cunha da equipa da BE e da Direção do Agrupamento e a bibliotecária municipal, Lília Martins, visitaram as escolas E.B.1 para a aplicação das provas. Da parte da manhã, realizaram-se as provas no Centro Escolar, na E.B 1 de S. João de Lobrigos e na E.B.1 de Fontes. Às 14 horas, foi a vez da prova dos alunos da E.B.1 do Assento. Participaram 53 alunos do 3º e 4º anos. A história a concurso, comemorando o centenário de Agustina Bessa-Luís, foi o conto “O menino grão-de-milho” do livro Contos Amarantinos

            No dia 26 foi a vez da prova do 2º ciclo com o livro Contos Amarantinos e do 3º ciclo que realizou a sua prova sobre o livro Dentes de Rato, igualmente da escritora Agustina Bessa-Luís. Estes textos foram abordados nas aulas de Português e de Apoio ao Estudo e realizaram a prova 22 alunos do 2º ciclo e 16 alunos do 3º ciclo.

            Após a correção das provas escritas foram selecionados os alunos que passaram à fase seguinte, a prova oral, que terá lugar no dia 14 de fevereiro.

A Biblioteca Escolar e a Biblioteca Municipal dão os parabéns a todos os alunos que passaram à fase seguinte e agradecem a participação de todos e o empenho visível dos alunos e professores envolvidos.

A professora bibliotecária

Filomena Nunes

Categorias: notícias