O Dia Mundial do Animal celebra-se anualmente a 4 de outubro. Esta data foi escolhida em 1931 durante uma convenção de ecologistas em Florença. A escolha teve em conta o facto do dia 4 de outubro ser o dia de São Francisco de Assis, o Santo Padroeiro dos animais. Este dia é celebrado em vários países, através de diversos eventos e iniciativas. Na Escola Básica de Santa Marta de Penaguião, dinamizado pelo Programa Ecoescolas, em articulação com as disciplinas de Oferta Complementar e de Português do 3º Ciclo, foram desenvolvidas ações com o objetivo principal de sensibilizar a população para a necessidade de proteger os animais e a preservação de todas as espécies.

Em Oferta Complementar os alunos do 7º e 8º anos selecionaram da lista vermelha elaborada pela equipa do Ecoescolas um animal em vias de extinção. Depois pesquisaram e selecionaram uma imagem do seu focinho que foi impressa em formato oval com a palavra PROTEGE-ME e plastificada. Todos os focinhos dos animais foram colados num pau e colocados no jardim escolar no chamado “Parque dos Animais em Vias de Extinção”, para serem dados a conhecer a toda a comunidade educativa.

Na disciplina de Português os alunos do 8º ano elaboraram no caso dos animais nacionais um “Cartão de Cidadão” e no caso dos internacionais um “Passaporte”. Estes documentos de identificação animal foram expostos no átrio da escola para leitura de toda a comunidade escolar.

A equipa do Programa Ecoescolas agradece a todos os alunos do 7º e 8º ano e às professoras Adelaide Guerra, Berta Fernandes, Teresa Gouveia e Luísa Fonseca pelo empenho nesta comemoração.

A Coordenadora do Programa Ecoescolas

Prof.  Berta Fernandes


Categorias: notícias