O Dia Mundial do Animal celebra-se anualmente a 4 de outubro. Esta data foi escolhida em 1931 durante uma convenção de ecologistas em Florença. A escolha teve em conta o facto do dia 4 de outubro ser o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais. Este Dia é celebrado por todo o mundo, através de diversos eventos e iniciativas. Na Escola Básica de Santa Marta de Penaguião, dinamizado pela equipa do Programa Ecoescolas em articulação com as disciplinas de Oferta Complementar (5º, 7º e 8º anos) e Educação Tecnológica (7º ano), foram desenvolvidas ações com o objetivo principal de alertar a população escolar para alguns dos Direitos dos Animais.
Os docentes Berta Fernandes, Rosário Xavier, Teresa Brioso e João Ramos elaboraram um cartaz com os principais Direitos dos Animais. Este foi decorado com imagens de animais domésticos – cães, gatos, hámsteres, peixes, cágados e aves, desenhados e decorados em tecido pelos alunos das turmas do 7º ano, nas disciplinas de Educação Tecnológica e Oferta Complementar. O cartaz foi afixado no exterior do edifício principal para ser dado a conhecer à Comunidade Educativa.
As turmas do 5º e 8º anos, na disciplina de Oferta Complementar, dinamizadas respetivamente pelas docentes Anabela Santos e Adelaide Guerra, elaboraram um powerpoint com os Direitos dos Animais que foi dado a conhecer, na cantina, à população escolar durante a hora do almoço e na sala de convívio dos alunos.
Para ajudar a cumprir os Direitos dos animais abandonados, foi realizado um peditório pela comunidade escolar, para a Companhia dos Animais da Régua.
A equipa do Programa Ecoescolas agradece a todos os professores, alunos e funcionários pelo empenho nesta comemoração.
“Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais”
(Immanuel Kant)
A Coordenadora do Programa Ecoescolas
Professora Berta Fernandes