Abril é um mês importante na celebração da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Nesse sentido, a CPCJ de Santa Marta de Penaguião dinamizou várias atividades ao longo do mês, no sentido de consciencializar toda a comunidade em geral para esta problemática.

No início do mês, Santa Marta cobriu-se de azul com a decoração das árvores da Alameda 13 de Janeiro pelas várias instituições do Concelho (Fundação Luís Vicente, Centro Social e Paroquial de Santa Eulália da Cumieira, Centro Social e Paroquial de S. Miguel de Lobrigos e Fundação Carneiro de Mesquita) e o 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas (EB1 de Fontes, EB1 S. João de Lobrigos, EB1 do Assento e Centro Escolar).

O Município de Santa Marta de Penaguião, Biblioteca Municipal e Juntas de Freguesia do Concelho também aceitaram o desafio e juntaram-se a esta causa com a decoração do Laço Azul nas respetivas sedes. No Paços do Município, a árvore dos afetos e o baloiço também foram decorados.

No Agrupamento de Escolas, os gradeamentos pintaram-se de azul com os Laços realizados pelos alunos e foi colocado o Laço Azul e respetiva história em todas as portas das salas (Escola Sede).

Nos dias 18 e 19, A Biblioteca Municipal, em articulação com o Agrupamento, apresentou duas histórias ilustradas que relatavam as vivências de duas crianças que de uma forma ou de outra foram vítimas de Maus – Tratos. Estas histórias foram dirigidas a todas as crianças do Pré-Escolar e 1º Ciclo que perceberam que elas não podem sofrer de maus-tratos e ficaram sensibilizadas para os seus direitos (direito ao amor, à proteção, à educação, à saúde, ter uma família unida e viver num ambiente harmonioso e saudável). Por fim, O CLDS 4G Solidarius presenteou todas as crianças com um balão azul em forma de Laço.

No dia 28, para finalizar as atividades, a CPCJ organizou um Laço Azul Humano, no Paços do Concelho, com os membros representativos da Direção do Agrupamento, alunos, professores e auxiliares do Centro Escolar. Também estiveram presentes o Executivo Municipal e colaboradores e comunidade em geral.

A efeméride foi embelezada com uma largada de pombas que simboliza a paz, harmonia, esperança e felicidade para todas as crianças.

A CPCJ agradece a ajuda preciosa de todos os que se envolveram na concretização das atividades.

“Deixa que os afetos te afetem”

As Comissárias da CPCJ

Adelaide Ferreira

Sílvia Gouveia

Categorias: notícias