Para comemorar o «Dia Mundial dos Oceanos» que se celebra no dia 8 de junho, o Programa Ecoescolas em articulação com o projeto CLDS e o clube de Ciências fez a decoração de um painel dividido em duas partes. Uma parte pretendia promover a conservação da beleza de um oceano não poluído e a outra parte pretendia alertar a comunidade escolar para a crescente poluição dos oceanos e consequente degradação da vida marinha.

 Os seres aquáticos utilizados para a decoração foram elaborados pelos alunos do 6º, 7º e 8º ano durante as aulas de Oferta Complementar das professoras Anabela Santos, Adelaide Guerra e Berta Fernandes, pelos alunos do 9º ano nas aulas de Educação Tecnológica da professora Teresa Brioso e pelos membros do Clube de Ciências, dinamizado pela professora Amélia Pereira. Os alunos do 6º ano elaboraram os seres em papel e usaram a técnica de origami. Os do 7º ano utilizaram caixas de ovos e formas de papel. Os do 8º ano usaram rolos de papel higiénico e os do 9º ano restos de tecido. Os alunos do clube de Ciências recorreram a materiais variados.

Foi ainda distribuído pela Equipa do CLDS a todos os alunos participantes um separador para livros alusivo à preservação dos oceanos. Esta equipa também selecionou três trabalhos, considerados os mais bonitos e criativos, que foram «A Sereia» da aluna do Clube de Ciências, Matilde Queirós do 6ºB, «A Tartaruga» do aluno o 8ºB, Daniel Carvalho e «A Família de Alforrecas» da aluna do 7º A, Estela Soares, aos quais foi atribuído um prémio.

A equipa do Programa Ecoescolas dá os parabéns a todos os alunos que elaboraram seres aquáticos para decorar o painel e agradecem aos professores, funcionários e equipa da CLDS que ajudaram na sua montagem.

A Coordenadora do Ecoescolas lembra o seguinte: «ponham em prática a política dos 3 Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar» e nunca se esqueçam «o que não acaba no lixo, acaba no mar».

A Coordenadora do Programa Ecoescolas

Professora Berta Fernandes

A Coordenadora do Orçamento Participativo 

Adelaide Guerra

Categorias: notíciaswikijornal