No âmbito da candidatura à rede de escolas leitoras do Plano Nacional de Leitura (PNL), as bibliotecas do Agrupamento de escolas de Santa Marta de Penaguião apresentaram a candidatura “Somos + a Ler” em parceria com a Autarquia, tendo sido um dos 17 novos agrupamentos a integrar, este ano, a rede de Escolas a Ler + 2027, que conta com 156 Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas.

Este programa aLeR+2027 destina-se a apoiar as escolas que desenvolvem de forma consolidada um ambiente integral de leitura, centrado na biblioteca e na melhoria da compreensão leitora e no prazer de ler e escrever, pretendendo-se criar uma rede de escolas aLer+.

O projeto aprovado, e já em implementação, conta com o apoio financeiro da Autarquia, num valor de 1500 euros, do Agrupamento, juntando-se agora o apoio do PNL, num valor total de 5350 euros. Este projeto agrega três ações no âmbito da leitura (Ler+ História, Clube de Leitura e Concurso de Leitura), que têm sido desenvolvidas de forma continuada e sistemática, e com resultados positivos, razão pela qual se pretende a sua continuidade. Nas três vertentes do projeto, que envolvem os alunos do 3º e 4º anos e todos os alunos do 2º e 3º ciclos, as diferentes atividades iniciam-se sempre na sala de aula, continuando na escola e fora dela, em articulação com a BE, com os docentes do 1º ciclo, Português e História e em parceria com a BM.

Unindo a literacia da leitura e a literacia da informação, pretende-se tornar os alunos mais proficientes na leitura e na escrita, proporcionando um ambiente favorável ao desenvolvimento do prazer de leitura de forma autónoma, pois a criação de ambientes de leitura é cada vez mais propiciadora de um percurso leitor individual, construtor de cidadãos mais críticos e solidários, promovendo, assim, oportunidades e um maior sucesso escolar.

Categorias: notícias