O Orçamento Participativo das Escolas visa estimular a participação democrática dos estudantes, valorizando as suas opiniões e a sua capacidade argumentativa, reflexiva e de mobilização coletiva, assim como o seu conhecimento prático de alguns mecanismos básicos da vida democrática.
Neste ano letivo, foram submetidas, pelos alunos subscritores, duas propostas de melhoria a introduzir no nosso estabelecimento de ensino, a saber: Skates + Patins em Linha + Equipamento de proteção e Peças e Tabuleiro de Xadrez Gigante para utilização no exterior.
A votação decorreu no dia 24 de março, Dia do Estudante. Foi vencedora a proposta dos Skates + Patins em Linha + Equipamento de proteção com 59,5% dos votos.
Os desportos radicais são um dos meios de aproximar os mais jovens, hoje em dia muito assediados pelos jogos eletrónicos. Os desportos radicais, quando as condições de segurança são devidamente asseguradas, são modalidades que se podem levar a cabo em meio escolar pois tem como vantagens: promover o convívio entre os alunos, aumentar o gosto pela prática desportiva, reduzir o sedentarismo, combater a obesidade e ainda ocupar os tempos livres nomeadamente nos intervalos. Para além disso ainda se podem vir a realizar torneios escolares.
A Coordenadora do Orçamento Participativo
Adelaide Guerra