“Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?” é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e da VISÃO Júnior, que promove a leitura e a cidadania.

Os alunos são chamados a elegerem os livros que mais gostaram de ler, num projeto que lhes permite perceber para que serve e como se organiza um processo eleitoral.

A iniciativa, que se desenrola ao longo de todo o ano letivo, segue as regras e procedimentos de umas eleições políticas (recenseamento, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, votação e escrutínio), o que permite aos alunos perceber como se desenrola todo o processo eleitoral.

Este projeto destina-se a todos os ciclos de ensino e no nosso Agrupamento participaram os alunos do Centro Escolar e os alunos do 2º e 3º ciclos.

As primeiras semanas de março foram marcadas pela fase final do processo eleitoral: a campanha e o dia das eleições.

Durante a campanha eleitoral, dinamizada de forma muito empenhada sobretudo pelos alunos do Centro Escolar e do 5º ano, os alunos tiveram a oportunidade de defenderem o seu livro preferido em diferentes ações de campanha, com cartazes, apresentação das obras selecionadas (vídeos, Powerpoint, sessões de esclarecimento), oferta de marcadores, porta-chaves…

No dia das eleições foram disponibilizados quatro secções de votos: uma na Biblioteca do Centro Escolar para os alunos do 1º, 2º e 3º anos, outra na Biblioteca da Escola Sede para os alunos do 4º ano e duas secções de voto no átrio da Escola sede para os alunos do 2º e 3º ciclos respetivamente. Os elementos da mesa de voto, responsáveis por todo o processo eleitoral (votação e contagem dos votos), foram escolhidos nas turmas do 3º e 4º ano para o 1º ciclo, nas turmas do 5º ano para o 2º ciclo e nas turmas do 7º ano para o 3º ciclo.

O dia das eleições decorreu de forma bem organizada, ordeira e com uma excelente afluência às urnas, em todas as secções de voto.

A seguir foi o momento de contagem de votos, da responsabilidade dos elementos das mesas de voto. Durante a contagem verificou-se que as campanhas dos diferentes anos tiveram um forte impacto nos resultados eleitorais.

No dia 13 procedeu-se à contagem dos votos com os elementos de cada mesa de voto e foram divulgados os resultados no nosso Agrupamento.

Estamos agora ansiosos por saber os resultados nacionais que serão divulgados a 16 de maio.

A professora bibliotecária

Filomena Nunes

Categorias: notícias