Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), uma oportunidade para as bibliotecas escolares de todo o mundo darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas.
Em 2021 o tema escolhido foi “Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo” e, para celebrar a magia das histórias, nada melhor do que sentarmo-nos e ouvirmos uma história.
A biblioteca escolar no âmbito do programa “Escolas a Ler+” e em parceria com a biblioteca Municipal, organizou, no Auditório Municipal, um encontro com a contadora de histórias Clara Haddad e os alunos do 1º ciclo.
Foi um dia cheio de magia e que certamente vai ficar na memória de todos os presentes.
No horário previsto estavam já todos os alunos do 1º ciclo, professoras e acompanhantes à espera da contadora de histórias. Que chegou, e com as suas palavras levou-nos em viagem por mundos longínquos e fantásticos. Ouvimos o mar, visitámos castelos e princesas, vários continentes, conhecemos um elefante muito curioso e um crocodilo guloso, um João muito traquina, cantámos…
No final os alunos puderam autografar os livros da autora Clara Haddad, “A narradora de histórias e outros contos de encantar “e “O que é que o crocodilo come ao meio-dia”.
A biblioteca agradece a todos os que fizeram parte deste dia especial: os alunos, professores e assistentes operacionais do primeiro ciclo, as assistentes operacionais da biblioteca escolar, a biblioteca municipal, a autarquia que transportou os alunos e cedeu o auditório e PIICIE que organizou a exposição presente no átrio de entrada com trabalhos dos alunos.
A Professora Bibliotecária,
Filomena Nunes