Durante o segundo período deste ano letivo (24/25) implementou-se, no 2º e 3º ciclo, o projeto Ler+ Expressões, numa articulação entre os docentes do Departamento de Expressões e a Biblioteca Escolar.
Este projeto integra-se na ação “Escola aLer mais e melhor” e desenvolveu-se ao longo do período com sucesso, embora de forma desigual em diferentes anos/turmas, contribuindo para o aumento de requisições, para uma maior utilização do acervo da BE, sobretudo nas classes 7 e 8 e sobretudo para um reforço dos hábitos de leitura e do conhecimento dos nossos alunos.
Pretendia-se com o projeto estimular a leitura de obras informativas e literárias, diminuindo fronteiras entre textos de divulgação e textos literários, e consequentemente desenvolver a competência da leitura de textos de divulgação científica e literários.
Alguns dados
A participação dos alunos no projeto foi avaliada a partir das fichas de leitura entregues, que foram analisadas e avaliadas pelos docentes das disciplinas e pela Biblioteca Escolar assim como pelas requisições domiciliárias.
Ler+ Expressões (24/25 – 1º período) | |||
Turma | Fichas entregues | Requisições | % das requisições totais |
5º ano | 0 | 55 | 54% |
6º ano | 19 | 62 | 49% |
7º ano | 8 | 37 | 89% |
8º ano | 0 | 16 | 31% |
9º ano | 0 | 2 | 40% |
Que leituras?
Da análise dos títulos escolhidos verificam-se poucas diferenças nas escolhas dos dois ciclos, predominando a requisição de títulos de não ficção tanto no 2º como no 3º ciclo.
Relativamente às temáticas destaca-se a Arte Plástica /Pintura (21%), seguida da Música (16%), Literatura com predominância da Banda Desenhada (18%) e Desporto (14%).
A professora bibliotecária
Filomena Nunes




