Durante o 1º período deste ano letivo, implementou-se, no 2º e 3º ciclo, o projeto Ler+ Ciência, numa articulação entre os docentes do Departamento de Matemática e Ciências Naturais e a Biblioteca Escolar.

Este projeto integrou-se na ação “Escola aLer mais e melhor” e desenvolveu-se ao longo do período com sucesso, embora de forma desigual, em diferentes anos/turmas, contribuindo de forma significativa para o aumento de requisições, para uma maior utilização do acervo da BE, sobretudo nas classes 5 e 8 e sobretudo para um reforço dos hábitos de leitura e do conhecimento dos nossos alunos.

O projeto desenvolveu-se em várias fases, começando na sala de aula, com a divulgação do projeto pelos docentes do Departamento de Matemática e Ciências Naturais. Ao longo do período, os alunos foram fazendo as suas escolhas de leitura a partir dos livros disponíveis na Biblioteca e com orientação da equipa da Biblioteca. Para além da requisição dos livros, com 125 livros requisitados, o que corresponde a 24% das requisições do primeiro período, os alunos preencheram uma ficha de leitura sobre um dos livros lidos, atividade que teve também uma boa taxa de concretização.

Com o projeto, pretende-se estimular a leitura de obras científicas e literárias entre os alunos, promovendo a cultura científica e diminuindo fronteiras entre textos científicos e textos literários e, consequentemente, desenvolver a competência da leitura de textos de divulgação científica e literários.

.

Alguns dados

            A participação dos alunos no projeto foi avaliada a partir das fichas de leitura entregues, que foram analisadas e avaliadas pelos docentes das disciplinas e pela Biblioteca Escolar.

– O número de requisições de livros foi superior ao número de fichas de leitura             entregues.

–  A percentagem de fichas de leitura entregues aumentou em relação ao ano             anterior, sobretudo no 3º ciclo, tendo sido entregue por 92 alunos, o que             corresponde a 65% dos alunos.

Que leituras?

Da análise dos títulos escolhidos verificam-se poucas diferenças nas escolhas dos dois ciclos, predominando a requisição de títulos de ficção tanto no 2º como no 3º ciclo.

Relativamente às temáticas relativamente aos títulos de não ficção destaca-se o ambiente, a Física e Química e a astronomia nas escolhas dos alunos no “Ler+ Ciência”. 

A professora bibliotecária

Filomena Nunes

Categorias: notícias