No dia 11 de novembro, e depois de um ano de interregno face à situação pandémica que atravessámos, o AESMP organizou a tradicional Feira de S. Martinho, que decorreu na Escola Básica, Sede do Agrupamento, envolvendo os alunos de todos os graus de ensino.

A Feira de S. Martinho promove a venda de produtos hortícolas locais e produtos alimentares caseiros, trazidos pelos encarregados de educação/alunos.

A feirinha iniciou-se com a cerimónia do hastear da Bandeira Verde, do Programa da Eco Escolas, acompanhada pelo hino entoado pelo 6ªB e dirigido pelo professor de Educação Musical, João Paulo. Seguidamente foram apresentadas coreografias e músicas, que tiveram como protagonistas os alunos do agrupamento.

As crianças/alunos tiveram um papel essencial nesta atividade: dividiram-se em grupos e, na sua banca, com a ajuda dos professores e funcionários, negociaram e venderam os produtos aos seus familiares e amigos, tendo contribuído para o desenvolvimento das competências no âmbito da Educação Financeira. Foi notório o interesse e o agrado que todos os pais/encarregados de educação manifestaram, traduzindo-se na oferta diversificada de produtos e no empenho que tiveram em adquirir outros, de modo a permitir o escoamento de todos os bens alimentares.

No decorrer da Feira de São Martinho foram entregues os prémios do Corta Mato Escolar, Mega Km e, este ano pela primeira vez, procedeu-se à entrega simbólica de um troféu para “A Melhor Banca de S. Martinho”. Após a análise rigorosa de um júri (composto por 1 representante do Município, 1 representante da Associação de Pais, 1 representante da Direção e 1 representante do Pessoal Não Docente), a banca contemplada foi a da EB1 de Fontes.

Um agradecimento especial a todos aqueles que contribuíram para que a Feira de São Martinho fosse um êxito.


Categorias: notícias